Quais as Vantagens da Energia Eólica? Saiba Tudo Sobre o Tema

Quais as vantagens da energia eólica? Saiba tudo sobre!

Quais as vantagens da energia eólica? Saiba tudo sobre!

Atualmente, as fontes renováveis de energia são um assunto central entre governos e no mundo corporativo – e a energia eólica não fica de fora. Empregar essa importante fonte de geração na matriz energética apresenta muitas vantagens, não apenas financeiras mas também ambientais.A energia eólica tem papel de protagonismo no Brasil e é essencial para […]

Atualmente, as fontes renováveis de energia são um assunto central entre governos e no mundo corporativo – e a energia eólica não fica de fora. Empregar essa importante fonte de geração na matriz energética apresenta muitas vantagens, não apenas financeiras mas também ambientais.

A energia eólica tem papel de protagonismo no Brasil e é essencial para a economia e para a sustentabilidade do País. Veja os motivos a seguir!

O que é a energia eólica?

A energia eólica é uma fonte renovável proveniente dos ventos e representa a segunda maior fonte energética entre as renováveis no Brasil, perdendo apenas para a hídrica.

Como o vento é um recurso inesgotável, esse tipo de energia limpa contribui de forma efetiva para a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

É uma forma abundante e vastamente distribuída de energia. Está disponível ao redor de todo o planeta, o que torna possível aproveitá-la em variadas regiões geográficas. Além disso, sua capacidade de resposta é ágil e flexível.

Como funciona a energia eólica?

Os parques eólicos podem ser executados em diferentes tamanhos. Constituem desde pequenos sistemas isolados até grandes parques conectados à rede elétrica.

Na verdade, usar a força dos ventos é uma prática primitiva, usada pelo ser humano há, pelo menos, 3.000 anos. O catavento é um exemplo de mecanismo movido pelo ar.

Mas foi a partir da década de 1970 que essa técnica passou a ser considerada como uma fonte de eletricidade em larga escala.

Para que o vento se transforme em energia, ele precisa abastecer os aerogeradores – torres com três pás giratórias. Sua força move as pás e esse movimento mecânico é, então, enviado para uma caixa multiplicadora interna que potencializa a energia. Conectada a um gerador, a caixa altera a energia de mecânica para elétrica.

Com diferentes potências, cada aerogerador pode atender cerca de 9.000 pessoas que possuem nível moderado de consumo.

Os equipamentos são instalados em áreas altas para captar a maior quantidade possível de vento – já que, quanto mais vento, mais energia.

Quais os tipos de energia eólica?

Os parques eólicos podem ser erguidos até mesmo em alto-mar. Veja os dois tipos de construção existentes: 

Energia eólica onshore

Os parques onshore são os que ficam em terra, em locais como áreas costeiras, planícies e montanhas. Os locais são estrategicamente escolhidos para que a velocidade do vento seja maior e mais constante.

Energia eólica offshore

Já os sistemas offshore ficam no mar, onde, de acordo com a FIA (Fundação Instituto de Administração), os ventos são mais favoráveis.

Vantagens da energia eólica

São muitos os benefícios da energia eólica que podemos listar. Confira alguns!

Renovável

A fonte de energia eólica é considerada limpa e renovável, já que, durante a geração de eletricidade, ela não se esgota, não lança poluentes na atmosfera e não emite gases de efeito estufa.

Baixo impacto ambiental

O aspecto ambiental é um dos mais relevantes entre os benefícios da energia eólica. Sustentável, a eletricidade gerada por meio dos ventos não emite quaisquer elementos poluentes, como mencionamos.

A produção de energia eólica no Brasil em 2021, por exemplo, beneficiou cerca de 108 milhões de habitantes e evitou a emissão de cerca de 34 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Custo competitivo

Essa modalidade de energia chama cada vez mais a atenção das empresas, já que é uma fonte relativamente mais barata se comparada às hidrelétricas e às usinas movidas a carvão e à energia nuclear.

Os parques solares, eólicos ou mesmo térmicos de biomassa são mais baratos se comparados às usinas hidrelétricas ou estruturantes. Inclusive, são energias mais acessíveis do ponto de vista de investimentos.

Funciona bem em áreas remotas

Como também citamos neste texto, há vento em quase toda parte e, assim, os parques eólicos podem ser instalados em diversos locais, incluindo regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.

Os aerogeradores podem dar início à produção de eletricidade com velocidades relativamente baixas e alcançar a capacidade máxima em velocidades mais altas, adaptando-se às variações do vento.

Diversificação da matriz energética

Outro atributo positivo da energia eólica é a possibilidade de integração com outras fontes energéticas renováveis, como, por exemplo, a solar e a hidrelétrica, formando um sistema mais forte, eficiente e estável.

Cenário da energia eólica no Brasil

Ainda conforme informações da FIA, que cita o Global Wind Energy Council (GWEC), há 260 mil pessoas trabalhando na indústria de energia eólica em terras brasileiras.

O Brasil é um dos líderes mundiais na geração de energia eólica e ainda possui um grande potencial a ser explorado – este é um verdadeiro ativo estratégico, que pode reduzir a dependência de recursos e de tecnologia estrangeira.

Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as usinas eólicas dominaram a expansão da oferta de energia elétrica brasileira em julho de 2023.

Já o primeiro trimestre de 2024 teve expansão de 2,6 GW na matriz energética e um dos motivos foi a participação de 25 centrais eólicas brasileiras (316,30 MW) que passaram a operar no período, ainda de acordo com a Aneel.

O potencial eólico nacional é estimado em mais de 500 GW, o que indica altas chances de expansão e de desenvolvimento desse setor.

Com posição de destaque na produção latino-americana, o Brasil é um dos 10 maiores produtores mundiais de energia eólica.

A região Nordeste é onde mais se gera esse tipo de eletricidade, explorada principalmente no Rio Grande do Norte, na Bahia e no Ceará.

Quem pode comprar energia eólica?

A partir de 2024, pequenas e médias empresas brasileiras que contratam eletricidade em alta tensão e têm contas em torno de R$ 9.000 podem migrar para o mercado livre de energia.

Trata-se de um ambiente de venda onde, além de escolherem o fornecedor de preferência, há espaço para discutir preço, quantidade necessária para uso, período de recebimento e forma de pagamento da energia.

Até então, esses negócios tinham que se submeter ao mercado regulado, também chamado de mercado cativo, e a compra de energia era somente com a distribuidora local.

Assim sendo, todos os consumidores que estiverem ligados em alta tensão podem ser livres, independentemente da demanda contratada.

Muitos consumidores têm feito contratos de longo prazo buscando a energia renovável no mercado livre, incluindo a eólica.

Como ter energia de geração distribuída em casa

Se você se interessou pela possibilidade de consumir energia eólica ou outras advindas de fontes renováveis, conheça a Ultragaz Energia Inteligente. Essa solução oferecida para o consumidor pode reduzir a conta de luz em até 20% todos os meses.

A Ultragaz Energia Inteligente faz uso de fontes renováveis e pode ser facilmente contratada, já que o processo é 100% digital. Além disso, a adesão não necessita de instalação e não possui fidelidade – ou seja, o contrato pode ser cancelado a qualquer momento.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas na baixa tensão (sem transformador dedicado), com conta média mínima de acordo com a região brasileira.

Conheça mais sobre a Ultragaz Energia inteligente!

Artigos relacionados

Artigos relacionados Ver tudo
Ver tudo

Ainda não é cliente Ultragaz?

Encontre soluções em gás e energia para você ou para sua empresa.

Quero ser cliente